terça-feira, 28 de outubro de 2008

Planeta Terra, Grupo da Manhã



A Terra é um planeta telúrico situado na terceira posição a contar do Sol, a uma distância de 149 milhões de quilómetros deste.
O seu raio equatorial é 6378 quilómetros. A Terra demora 23,9 horas a completar o seu período de rotação e 365 dias (366 dias nos anos bissextos) a efectuar o seu período de translação.

A temperatura média á superfície, na Terra, é de 15 graus centígrados. A atmosfera terrestre tem de 11 a 17 quilómetros de espessura. É principalmente constituída por Azoto (N2, 78,1 %) e por Oxigénio (O2, 20,9 %). Em quantidades menores também é constituída por: Árgon, Dióxido de Carbono, Néon, Hélio, Metano, Crípton, Hidrogénio e Xénon. A Terra também tem um satélite natural chamado Lua.

A massa volúmica de Terra é cerca de 5515 toneladas por metro cúbico. A Terra distingue-se dos outros planetas pois é o único do sistema solar onde existe vida, vida a qual que surgiu da água que actualmente ocupa 71 % da superfície terrestre. A actividade geológica da Terra baseia-se, sobre tudo, nos 500 vulcões actualmente em actividade, e à tectónica de placas que provoca sismos um pouco por todo o mundo.



Trabalho Realizado Por:
João Jacinto, nº16;
Mário Lopes, nº21;
Marta Correia, nº22.

Sem comentários: