terça-feira, 28 de outubro de 2008

Marte (grupo da tarde)



“Marte, o planeta vermelho”



O planeta Marte, cujo símbolo é (se quiseres ver o símbolo, clica no quadrado). É um planeta telúrico, isto é tem elevada densidade, é rochoso e tem pequenas dimensões relativamente aos planetas gasosos.
É o quarto planeta a contar do Sol para a periferia do sistema Solar, situa-se entre os planetas Terra e Júpiter, situa-se a 230 milhões de km do Sol. O seu raio equatorial, a distância entre o centro do planeta até à extremidade é de 3 397 km. O seu período de rotação é de 24.5 h, um pouco maior que o período de rotação da terra que é 23.9 h. O seu período de translação, ou seja o tempo que Marte demora a completar uma volta em torno do sol, é de 687 dias, quase o dobro do período de translação da Terra, sendo este 365 dias. A sua temperatura média superficial e de - 40 ºC. A atmosfera de Marte é rarefeita, ou seja, quase inexistente. É constituída por pequenas quantidades de metano, 95% de dióxido de carbono, 3% de nitrogénio, 1.6% de árgon e uma quantidade insignificante de água e oxigénio. É uma atmosfera bastante empoeirada fazendo com que o céu fique com uma cor avermelhada, daí também podermos designar Marte como “Planeta vermelho”. Este planeta tem dois satélites naturais: Phobos, a 9.378 Km de Marte e Deimos a 23.459 Km.
A massa volúmica de Marte é 10% da massa volúmica da Terra. E a sua massa em unidades de massa da terra é de 6.398 x 1023 kg.
Marte é um planeta geologicamente inactivo, tal como Mercúrio.

Algumas Curiosidades:
Marte possui dois pequenos satélites, Phobos e Deimos, cujos nomes significam, respectivamente, medo e terror. Segundo a mitologia, as criaturas que acompanhavam o deus Marte nas suas batalhas, tinham estes nomes. Os satélites foram descobertos em 1877 e têm formas irregulares, percorrendo órbitas quase circulares em torno de Marte, mostrando sempre a mesma face para o planeta, tal como a Lua.


Trabalho realizado pelos Geólogos:

Andrei Nagy
Francisco Carvalho
Inês Tlemçani

2 comentários:

planetasteluricos disse...

Os grandes pequenos geólogos. ahah

Assinado: Inês Cartaxo, Gonçalo Branco e Ana Rebocho

planetasteluricos disse...

fixeeeeeeeeeeeeeeeee