terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mercúrio (grupo da tarde)



MERCÚRIO
O planeta Mercúrio é um planeta telúrico. É o primeiro planeta a contar do Sol e distancia-se a 57.9 milhões de km do Sol. Tem de raio equatorial 2439.7 km. Este planeta completa o seu movimento de rotação em 58 dias e 15.5 horas e completa o movimento de translação em 88 dias. A temperatura, neste planeta, pode variar entre -170ºC a 430ºC.
A sua atmosfera é constituída pelos seguintes elementos:
· 31.7% de Potássio
· 24.9% de Sódio
· 9.5% de Oxigénio Atómico
· 7.0% de Árgon
· 5.9% de Hélio
· 5.6% de Oxigénio molecular
· 5.2% de Nitrogénio
· 3.6% de Dióxido de Carbono
· 3.4% de Água
· 3.2% de Hidrogénio

E este planeta tem de massa volúmica 5.43g/cm³ e em comparação com a Terra, se a terra pesasse 1, Mercúrio pesaria 0.055. A massa em unidades terrestres é 3.302x1023kg. A característica distintiva de Mercúrio em relação aos outros planetas é ser o menor planeta do sistema solar.Curiosidades:Mercúrio é um dos dois planetas que orbitam o Sol que não tem satélites conhecidos, além de Vénus. Mercúrio e Vénus são considerados "planetas sem-lua". Está crivado de crateras, contém bacias de anéis e muitas correntes de lava. No passado distante de Mercúrio, o seu período de rotação deve ter sido menor. Os cientistas especularam que a rotação deve ter sido de cerca de 8 horas, mas ao longo de milhões de anos foi gradualmente retardando por influência do Sol. Um modelo deste processo mostra que este retardamento levaria 109 anos e deveria ter elevado a temperatura interior de 100K.
Trabalho realizado por:
André Grazina
David Rosmaninho
Filipa Vicente

1 comentário:

Anónimo disse...

Ei, vcs beberam? Desde quando Mercúrio leva 88 dias para completar o movimento de translação???? Leva mais de 200 anos pra fazer isso, porque a órbita além de ser a mais larga, ainda é elíptica, o que a deixa ainda mais longa e ainda cruza com a órbita de Netuno em uma certa parte. Cuidado com informações precárias, pois qualquer pessoa que esteja pesquisando pode acessar essa informação errada e ser prejudicada.